História & cultura:.

CONTEXTO HISTÓRICO :


Sr° João José de Almeida (Fundador de Umbuzeiro)

A história de Umbuzeiro, inicia - se sob o signo de 28 de Dezembro de 1939. Onde o Sr. João José de Almeida adquiriu uma quantia de terra da Sra. Olímpia Mascarenhas, então proprietária da Fazenda Umbuzeiro, sendo sua sede situada hoje o colégio de 5ª a 8ª série do povoado.
O Sr. João José de Almeida construiu logo sua residência e uma simples mercearia com utensílios básicos de compras. A partir daí, o mesmo convidava pessoas e tropeiros para ajudarem a povoar; Essa povoação se deu rapidamente e Umbuzeiro logo estava com um número razoável em relação à população. Vendo isso, o Sr. Elpídio Lopes Guimarães impulsionou a construção a Igreja local. Concluída a sua construção sob o ano de 1942 e escolhido como padroeiro São João Batista.
Em meados da década de 1960, foi construída o primeiro prédio escolar, demolido à alguns anos atrás, e , ficava situada onde hoje é o mercado da feira. Sendo sua primeira professora a Dona Carolina Vilaronga, vulgo 'Caluzinha'.
Na década de 1980 foi construído o mercado da feira, pelo prefeito Ederval Nelly, sendo o mesmo, palco de diversas manifestações de arte, cultura e lazer de Umbuzeiro. O mercadão como conhecido, foi demolido em 1998 pelo prefeito Wilson Licon Muricci construída no local uma praça que tem por nome Leonel Modesto Lopes ( Feita pelo gestor anterior Raimundo de Souza Costa ). 
Denota- se que desde d'antes Umbuzeiro se afirma com um marco de áurea resplandescente algo raro em outras localidades que conhecemos tanto no passado quanto no presente diversas pessoas fizeram jús ao título de filho de Umbuzeiro colaborando com sua inteligência para o desenvolvimento local.
Citaremos o nome de algumas das pessoas marco de Umbuzeiro: Joaquim Pereira, Amanda Mascarenhas, Elpídio Lopes Guimarães, Olímpia Mascarenhas, Calixto de Oliveira Silva, Etevaldo do Patrocínio, Olímpio Barreiros, Arnoleandro, Púcheria de Alpin Silva, entre outros.

HISTÓRIA EM CORDEL:

Vou contar a história
De um simples povoado
Pertencente a Mundo Novo
No semi-árido é localizado
Terra do povo trabalhador
Nosso lugar amado


Onde hoje é Umbuzeiro
Existia uma encruzilhada
As estradas de vários povoados
Ali se encontrava
No meio de todas elas
Nosso povoado se localizava


Eram terras da Fazenda Umbuzeiro
A Dona Olímpia pertencente
Era uma grande fazenda,
Bonita e muito interessante
E na década de trinta foi vendida
Para um homem importante


João José de Almeida
Um pedaço da fazenda comprou
Onde se localizava a encruzilhada
E com carinho ele pensou
Em uma venda fazer
Então seu sonho montou


Logo depois da venda
Ele construiu a primeira moradia
Com o pensamento voltado
Em construir um salão um dia
Povoar aquele lugar
Era o que ele queria


Senhor João planejou
Um povoado formar
Para que Umbuzeiro crescesse
E muita gente aqui morar
E quem fosse embora
Aqui sempre quisesse voltar


Então Umbuzeiro cresceu
Sua População aumentou
Em um povoado lindo
Ele se transformou
Com esse crescimento
Aquela pequena fazenda se
Transformou


Vou terminando esse cordel
Espero que tenha gostado
Desta linda história
Do nosso pequeno povoado
Que aos poucos vem crescendo
E é por todos respeitado.

EM BREVE HISTÓRIA EM TEXTO:.

CULTURA:

"Umbuzeiro, lugar de pessoas pacatas e trabalhadoras, honestas e dignas muitas homenagens. Preserva em sua história desde sua existência culturas as quais dá muito orgulho em relembrar. Algumas vivas até hoje, outras não mais ainda presentes. Não foi por esquecimento, o tempo se encarregou de talvez o deserdar, mais esquecidas nunca serás, por que o que imortal, em outras palavras o que vivo em nossos corações nunca desapega das nossas almas".    

Ivo Silva

Voltando ao passado ...

PÁSCOA:.








SÃO JOÃO :.

Uma das festas mais tradicionais de Umbuzeiro, marcada por simbolizar além da comemoração e lembrança do seu padroeiro, era motivo de admiração, talvez uma dos acontecimentos que dava nome e fama à Umbuzeiro. Sua maior simbologia era a enorme fogueira com mais de 10 metros, que atraia pessoas de diversos lugares. As bebidas típicas, a boa comida, artesanato e dentre essas maravilhas à maior hoje não se faz mais presente. Uma das culturas mais bonitas de Umbuzeiro deserdada pelo tempo. Restaram apenas fotos e imagens na memória de quem amava ver.



A ANTIGA FEIRA LIVRE :.

O maior centro comercial de Umbuzeiro, outra cultura marcante. Pessoas de diversos lugares vendiam suas especiarias e produtos, muitos compravam para levar como lembrança outros para necessidade. À feira livre como conhecido, acontecia no antigo mercadão, demolido anos atrás para construção da praça principal, viva até hoje a feira acontece todos os sábados, não intensa como antes mais viva como nunca.

ANTIGO MERCADÃO









CONSTRUÇÃO DA PRAÇA PRINCIPAL :.

A construção da praça principal foi idealizada pelo antigo prefeito Raimundo Souza apresentou a planta e  assim foi construída a praça por ilustres arquitetos.


PRAÇA LEONEL MODESTO LOPES



CONSTRUÇÃO DA PRAÇA



PRAÇA PRINCIPAL (FOTOS ATUAIS)






FEIRA INTERATIVA DO CONHECIMENTO :.

Acontecimento artístico e cultural de Umbuzeiro, a Feira Interativa do conhecimento é realizada todo ano pelo C.M.O.M (Colégio Municipal Olímpia Mascarenhas), com objetivo de em apresentações, símbolos e demais formas apresentar e quem sabe reviver as culturas e costumes mais tradicionais de Umbuzeiro. Veja algumas fotos:.







_CURIOSIDADES_
LENDAS E MISTÉRIOS :.
' A LENDA DO ROMÃOZINHO DE AROLDO '

Conta uma lenda que um ser fantástico misterioso por nome de Romãozinho aparecia constantemente ao Sr. Aroldo Lopes. Esse ser lendário que não tinha forma humana aparecia encarnado em touco de paus, animais e pedras, sendo quase sempre às 6:00 horas da tarde.
A partir daí, Romãozinho tomava conta da casa, dialogando com Aroldo vários assuntos, como quais eram as pessoas de confiança da região e as que não eram, ele xingava muito, todos os tipos de palavrões e cantava a música "Carolina" de Luiz Gonzaga.
Quando Romãozinho chegava ele gritava e assoviava para todos os lados na casa. Então Aroldo pegava o seu facão e gritava Romãozinho: " Vem cá seu filho da peste ".
Quando iam padres e rezadeiras na fazenda, Romão ficava muito nervoso e jogava pedras no telhado da casa. Sendo que a mesma casa teve sempre e presença de Aroldo quando era vivo. Os dois eram muito amigos e um dizia ser protetor do outro. Sendo que Aroldo tinha fama de ser muito valente, tanto que essa lenda é conhecida como Romãozinho de Aroldo, pois o mesmo aparecia no primeiro quarto da casa e sempre às escuras.
Um fato interessante é que essa lenda tomou proporções tão largas que até um repórter internacional ( alemão ), foi na fazenda onde acontecia os fatos para fazer uma reportagem sobre os mesmos. Porém, um dos filhos de Aroldo diz não crer em Deus e tem como protetor Romãozinho.
Em Umbuzeiro, de crianças à idosos, todos conhecem e propagam essa lenda; que é uma das curiosidades, se não há mais interessante no lugar.











 
BLOG OFICIAL de Umbuzeiro Bahia ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates